terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade




Este post apresenta o resultado obtido da Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade do Curso de Redes de Aprendizagem onde foi realizado um mapeamento de Instituições que já realizam trabalhos sociais na comunidade de Almofala distrito do município de Itarema. Estão apontados suas propostas e projetos, bem como a possibilidade de cooperação com ações da EEM Prefeito José Maria Monteiro e realização de projetos em parceria. Fiquem à vontade para comentar!!!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade






Após o levantamento de dados a respeito das ações e projetos realizados na EEM Prefeito José Maria Monteiro, observamos que não foram todas as ações que tiveram continuidade, mas apenas algumas, como por exemplo, a Feira de Ciência, que proporciona a interação da escola com a comunidade e visa fortalecer o protagonismo juvenil, contribuindo para o desenvolvimento do cidadão a partir de atividades artísticas e de projetos científicos.

No caso da Feira de Ciência os trabalhos são desenvolvidos a partir de estudos realizados pelos alunos com orientação de um professor da área que corresponde a sua pesquisa, esses estudos são construídos com finalidades de solucionar alguma problemática que existe na comunidade. Essa ação é interessante, pois os alunos buscam o conhecimento que irá ter impactos na comunidade; os resultados são apresentados em uma data determinada, onde os trabalhos ficam expostos para os demais alunos e para a comunidade. O principal fator que poderia ser aprimorado seria a forma de como será dado a continuidade dos projetos apresentados na feira de ciências.

O resultado da Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade pode ser acessado através do Blog (Conectado com a educação), Fan Page (Facebook do Curso de Redes de Aprendizagem), na plataforma do Calaméo e no documento disponível no Google Drive. Os links estão abaixo:




Aqui você poderá verificar outras ações e projetos desenvolvidos na EEM Prefeito José Maria Monteiro.

Aproveite e fique à vontade para comentar.


  •  Calaméo: 

  • Cronograma no Google Drive:

  • Fan Page do Curso:



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atividade: 3.1: Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais (versão 1)



Na EEM Prefeito José Maria Monteiro foi realizado um colóquio entre professores e alunos, onde foi discutido sobre as mídias sociais, sua influência, potencialidades e uso na escola. Inicialmente foi apontado o que seria mídia social, pois muitas pessoas acabam por confundir o que seria mídia social com rede social; depois de apresentado a definição foi discutido os pontos positivos e negativos do uso das mídias sociais na escola e aproveitando o ensejo debatemos ainda, o uso de dispositivos móveis na escola, como por exemplo o uso do celular.

O uso de celulares em sala de aula já é uma questão de lei, mais precisamente a Lei Nº 14.146/08 aprovada no dia 25/06/2008 (D.O. de 30/6/20008), que dispõe sobre a proibição do uso de equipamentos de comunicação, eletrônicos e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas. Esta Lei foi uma iniciativa do deputado Artur Bruno, segundo consta na lei, todavia o assunto já tivera sido apresentado para a Assembleia Legislativa em 17 de outubro de 2007, pela deputada Lívia Arruda no projeto de Lei 337/2007.

A utilização de celular na escola se torna um aspecto complicado de lhe dar, pois a proibição em muitas instituições escolares do Ceará ocorre devido a Lei 14.146/08 e por saber que este dispositivo pode comprometer a concentração dos alunos. Já o uso de mídias sociais na escola não há restrições de leis que impeça de fazer, porém as pessoas devem reeducar a forma de como utilizar estas ferramentas.

Pelos comentários apresentados no debate percebeu que a maioria dos docentes por terem um conceito pré-definido quanto ao uso de mídias sociais, principalmente levado em consideração as formas como são usadas as redes sociais pelos seus alunos, alguns professores ficaram a princípio com um pé atrás quanto ao uso destas ferramentas na escola, mas no fim dos discursos, verificou-se que a opinião destes mudaram consideravelmente, depois de apresentado sugestões de como utilizar mídias sociais na escola. Esta pré-concepção também foi notável quanto ao uso do celular, principalmente pela existência da lei supracitada, todavia o uso deste dispositivo móvel poderia ser aceitável se sua utilização seguisse regras estabelecidas pela escola, todavia esse controle se torna muito difícil, pois existe um grande público escolar, logo, apela-se para a proibição.

Os pontos positivos verificados no debate quanto ao uso de mídias sociais na escola, são que essas ferramentas possibilitam aos alunos interagirem com o conhecimento, fazendo com que o discente participe de forma mais ativa no seu aprendizado; outro ponto positivo é a forma dinamizada com que pode se proceder o aprendizado. Quanto aos aspectos negativos foi observado que por se usar esses meios, o controle dos conteúdos acessados fica difícil, que por sua vez pode comprometer o objetivo final que é o propósito educacional, haja vista, que nem todos se comprometem com a educação, utilizando as mídias sociais de forma incorreta.

Foi interessante esse momento de socialização sobre o uso de mídias sociais na escola, acredito que foi um primeiro passo muito positivo, apesar de inicialmente ser uma proposta desafiadora, pois falar de mídias sociais como forma de educar para pessoas que já possuem uma ideia para a funcionalidade de algo e reformular essa ideia como finalidades diferentes, de certa forma é um pouco complicado, mas ao mesmo tempo interessante.

*O resultado da Atividade: 1.3: Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais (versão 1) pode ser acessado a partir do link: Acesse o resultado aqui (apresentação pelo Google Drive) ou clique na imagem abaixo para ver a apresentação do resultado pelo Youblisher.

Atividade: 3.1: Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais (versão 1)

sábado, 30 de novembro de 2013

Dica da semana

A dica desta semana é o Site e a FanPage do TecMundo.

O TecMundo é um site totalmente integrado com o Baixaki: os usuários podem utilizar o mesmo cadastro, alternar rapidamente entre um site e outro e o estilo das páginas de ambos são os mesmos. O site disponibiliza vários artigos sobre as novidades tecnologicas, além de matérias interessantes que são postadas constantemente.


Clique nas imagens abaixo e viste o site e a Fan Page ou copie e cole os links abaixo das imagens.

TecMundo

http://www.tecmundo.com.br/


https://www.facebook.com/tecmundo

https://www.facebook.com/tecmundo


domingo, 24 de novembro de 2013

Dica da semana

Curta a Fan Page da CREDE 03 e da Turma do Curso: Redes de Aprendizagem e fique por dentro do que está acontecendo :) ;) :)

Clique na imagem abaixo e viste a Fan Page ou copie e cole o link abaixo da imagem.
 
FanPage: CREDE 03
https://www.facebook.com/pages/CREDE-3-Acara%C3%BA/1431492837078053?ref=ts&fref=ts

e

FanPage : Turma do Curso de redes de Aprendizagem

 https://www.facebook.com/pages/Radc031/170918919769615?ref=ts&fref=ts




Dica da semana

Uma boa dica de site para estudar matemática de uma forma diferenciada e interessante é o site "Matemática para todos" onde você pode estudar jogando e aproveite para assistir as videoaulas e realizar os testes.
Clique na imagem abaixo e viste o site ou copie e cole o link abaixo da imagem.
Site: Matemática para todos
 http://www.gilmaths.mat.br/page_31.html
ou
http://www.gilmaths.mat.br/home_1.html

Dica da semana

Uma boa dica para quem está procurando vetoriais de  arquivos do Corel Draw para baixar é o Blog: Corel Artes
Clique na imagem abaixo e viste o blog ou copie e cole o link abaixo da imagem.

Blog: Corel Artes
http://corelartesnatela.blogspot.com.br/

domingo, 10 de novembro de 2013

Atividade 2.3 - Uso de Redes Sociais de Forma Crítica e Produtiva




Abaixo está um breve comentário  sobre o uso de redes sociais realizado a partir da Atividade 2.3 e que consta no texto coletivo do curso:

[...]

"Como já constatado pelos nobres colegas e ratificado em meus diálogos com os discentes da EEM Prefeito José Maria Monteiro, os jovens ingressam nas redes sociais na maioria dos casos pelo motivo de querer estar acompanhando a “moda” da atualidade, ora, se você não acompanha as novidades que a sociedade adere, logo, você estará inevitavelmente deslocado do seu meio social e é sabido que ninguém gosta de estar avulso perante o resto do grupo. A influência dos amigos também é um fator preponderante para o início da introdução às redes sociais, retrato tal fato com propriedade. Um terceiro motivo para tal caso sem dúvida é pela fácil comunicação com amigos separados pela distância real e não virtual, ou até mesmo para compreender o que leva tantas pessoas a estarem conectadas, e assim solucionar algum caso com o auxílio das redes.

Um dos maiores problemas a ser discutido é o mau uso desta ferramenta tão rica, onde pessoas põem em risco sua própria segurança ao apresentar informações que podem auxiliar terceiros que pretendam agir de má fé, seja por parte de estelionatários ou indivíduos que queiram denigrir a imagem de outra pessoa. Tal fato é gerado pela necessidade humana em buscar mostrar ao restante da sociedade que o mesmo é feliz, isto não é algo que surgiu agora, mas contribuição herdada desde muito tempo atrás. Atualmente o desejo em mostrar apenas a felicidade evoluiu em apresentar tudo o que o indivíduo sente, fazendo com que as redes sociais se tornem válvulas de escape para jogar tudo para fora, além de poder ouvir a opinião de vários “psicólogos” on-line sobre determinado acontecimento “pessoal”.

Eis que surge a carência de alguém que oriente os jovens quanto ao uso das redes, pois rede social é como a tinta de um grafiteiro, que se mal usada criará poluições visuais, por outro lado se bem utilizada e com a orientação adequada, esta por sua vez, nos proporcionará artes preciosíssimas. Por um lado, há a influência da deformação da língua padrão, por exemplo, mas também existe a interatividade, fácil acesso ao conteúdo por parte de um grupo maior do que se imagina. Todavia para que este lado bom das redes não se sucumba à outra face, esta mais negativa, deve-se a presença de uma boa orientação, filtragem de conteúdos a serem absorvidos e logicamente a reciprocidade de esforço por parte do aluno frente ao do seu orientador."

Posts Populares