sábado, 5 de outubro de 2013

Atividade 1.3 - A COMPLEXA RELAÇÃO HOMEM-MÁQUINA



A ascensão das tecnologias é indiscutível e perceptível em todo o mundo e em todas as áreas de ação, logo, na educação não poderia ser diferente; o uso das ferramentas tecnológicas vem sendo cada vez mais utilizadas, todavia poderia ser mais bem explorada pelos docentes. 
A tecnologia está presente cada vez mais cedo na vida das pessoas.

A tecnologia tem o poder de promover enormes transformações na sociedade, como foi possível verificar nos vídeos, porém as grandes conquistas passam despercebidas pelos jovens que nasceram na era da tecnologia, entretanto, mesmo sem perceberem, estes jovens possuem um poder que é potencializado com as tecnologias, onde os mesmos podem construir o seu futuro e de outras pessoas com apenas um clique.
 Tarefas que antes eram realizadas de uma forma, agora são concretizadas com a interação das tecnologias, seja na obtenção de informações, criar e participar de grupos sociais, unir pessoas de mesmas ideologias, construir novas amizades, dentre outras atividades. Sabendo dessas transformações do modo de como viver, a escola não pode se tornar alheia a tal fato, já que a educação é maleável, assim como deve ser a prática pedagógica dos profissionais da educação ao utilizar tecnologias no processo educacional.
Os jovens já começaram a utilizar recursos tecnológicos para a construção do conhecimento ao buscarem na web respostas para suas indagações ou até mesmo conhecimentos que possam ser integrados com aqueles já obtidos em sala-de-aula; o uso de mídias pelos discentes também é um exemplo das evoluções sofridas por meio das revoluções tecnológicas.
Em controvérsia a esta realidade muitos docentes ficam aquém do esperado, haja vista, que parte deles se tornou alheios aos avanços, por vezes, isto ocorre por “medo” de utilizar novas metodologias ou por falta de capacitação proveniente de fatores diversos. É hora de realizar mudanças.

3 comentários:

  1. Muito bom Robson, precisamos trazer estes professores para o nosso lado, já que é a partir dele que chegamos aos alunos, pois, e incluindo o professor, que incluiremos junto dele o aluno também...

    ResponderExcluir
  2. Robson concordo plenamente com você e o Geian, uma parceria entre professor regente em sala de aula e professor responsável pelo LIE, esse trabalho de inclusão seria muito intenso de maneira a envolver toda a comunidade escolar. Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Robson. Gostei de suas colocações, mas tenho que lembrar que este tipo de atividade deve apresentar, invariavelmente, dados no final, que devem ser interpretados pelo autor da pesquisa investigativa.

    ResponderExcluir

Posts Populares