quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividade 1.5 - Registros Autoavaliativos



O erro é algo que muitos temem, porém no processo de aprendizagem ele pode ser algo de grande valia para o educador quanto para o educando, todavia para este segundo vale salientar que o erro é importante para a reflexão do mesmo e construção do conhecimento, porém se o erro ocorrer sempre na mesma situação de aprendizagem, isto se torna um indício que algo se encontra fora do comum, passando o erro ter a importância de fiscal, apontando onde ocorre a falha para então ser solucionado o problema.

Vale salientar que o erro tem as funcionalidades supracitadas para todo e qualquer indivíduo, seja ele educando ou não, para jovens, adultos, professores, enfim, a todos que realizam o processo de aprendizagem mesmo que em situações distintas. Desta forma é necessário a autoavaliação e o policiamento individual. Na minha prática pedagógica, assim como todos que realizam suas ações, procuro sempre trabalhar objetivando o êxito, todavia acontece que ninguém é perfeito e que em certos casos ocorre o erro. Diante de tal ocorrência o primeiro passo a ser dado é ficar calmo, tendo como ação consecutiva a reflexão, ou seja, a análise da situação para então solucioná-lo, caso após realizado as etapas e o resultado ainda não se é o esperado, então o que faço é perseverar e analisar a cada tentativa de acerto onde ainda ocorre falha, para isso é fundamental que não se tenha medo do novo e procurar formas de diferentes para solucionar um erro.

 Na sala de aula o erro se faz presente em certos casos e nas maiorias das vezes, por parte do aluno, neste momento é crucial uma posição adequada do docente, pois uma atitude grosseira ou mesma agressiva por parte do professor provocará futuros problemas emocionais, estímulo a baixa autoestima e desânimo no educando. Por isso, o educador deve mostrar através do diálogo que o aluno errou, mas de forma que não fique tão explícito, fazendo uso de argumentos que por intermédio do erro torna o discente mais consciente.

Outro fator relevante quanto ao erro, ou melhor, para evita-lo é ter a humildade de assumir que não tem o conhecimento necessário naquele momento sobre um determinado assunto, para que não se repasse informações equivocadas ou que propicie o erro, quando não se tem o domínio de um assunto e procurar repassar a informação solicitada corretamente o mais breve possível depois de uma boa pesquisa. Por outro lado, o professor deve está preparado para situações não planejadas, como indagações e informações acrescentadas pelos alunos, isto é muito válido, desde que não ocorram perguntas e informações capciosas, pois a educação procura a construção do conhecimento e não o contrário. O professor deve está atualizado às informações do mundo e sempre estudando para que sempre ocorra tudo bem.

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