O
erro é algo que muitos temem, porém no processo de aprendizagem ele pode ser
algo de grande valia para o educador quanto para o educando, todavia para este
segundo vale salientar que o erro é importante para a reflexão do mesmo e construção
do conhecimento, porém se o erro ocorrer sempre na mesma situação de
aprendizagem, isto se torna um indício que algo se encontra fora do comum,
passando o erro ter a importância de fiscal, apontando onde ocorre a falha para
então ser solucionado o problema.
Vale
salientar que o erro tem as funcionalidades supracitadas para todo e qualquer indivíduo,
seja ele educando ou não, para jovens, adultos, professores, enfim, a todos que
realizam o processo de aprendizagem mesmo que em situações distintas. Desta
forma é necessário a autoavaliação e o policiamento individual. Na minha
prática pedagógica, assim como todos que realizam suas ações, procuro sempre
trabalhar objetivando o êxito, todavia acontece que ninguém é perfeito e que em
certos casos ocorre o erro. Diante de tal ocorrência o primeiro passo a ser
dado é ficar calmo, tendo como ação consecutiva a reflexão, ou seja, a análise
da situação para então solucioná-lo, caso após realizado as etapas e o
resultado ainda não se é o esperado, então o que faço é perseverar e analisar a
cada tentativa de acerto onde ainda ocorre falha, para isso é fundamental que
não se tenha medo do novo e procurar formas de diferentes para solucionar um
erro.
Na sala de aula o erro se faz presente em
certos casos e nas maiorias das vezes, por parte do aluno, neste momento é
crucial uma posição adequada do docente, pois uma atitude grosseira ou mesma
agressiva por parte do professor provocará futuros problemas emocionais,
estímulo a baixa autoestima e desânimo no educando. Por isso, o educador deve
mostrar através do diálogo que o aluno errou, mas de forma que não fique tão
explícito, fazendo uso de argumentos que por intermédio do erro torna o
discente mais consciente.
Outro
fator relevante quanto ao erro, ou melhor, para evita-lo é ter a humildade de assumir
que não tem o conhecimento necessário naquele momento sobre um determinado
assunto, para que não se repasse informações equivocadas ou que propicie o
erro, quando não se tem o domínio de um assunto e procurar repassar a
informação solicitada corretamente o mais breve possível depois de uma boa
pesquisa. Por outro lado, o professor deve está preparado para situações não
planejadas, como indagações e informações acrescentadas pelos alunos, isto é
muito válido, desde que não ocorram perguntas e informações capciosas, pois a
educação procura a construção do conhecimento e não o contrário. O professor
deve está atualizado às informações do mundo e sempre estudando para que sempre
ocorra tudo bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário